Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Ah! Eu já sabia


Chega ao IS a notícia sobre a renúncia do senador Renan Calheiros (PMDB- AL). Calma! Não é em relação ao mandato. Ele renunciou, na tarde desta terça-feira aos cargos de presidente do senado federal e do congresso nacional. Apesar de trazer alívio ao governo, ao PMDB e, quem sabe, a ele próprio, a renúncia de Calheiros ocorreu por um único motivo: nova absolvição no processo que será julgado hoje. Nesse processo, ele é acusado de quebrar o decoro pelo suposto uso de laranjas para comprar um grupo de comunicação em Alagoas.
Apesar de figuras consideradas reservas éticas, como Pedro Simon, Cristovam Buarque, Paulo Paim e Eduado Suplicy, demonstrarem vontade de votar pela perda de mandato do colega alagoano, parece que ele fica. Nesta manhã, o senador Gilvam Borges (PMDB- AL), expressou sua convicção ao Blog do Noblat: Sim. Renan será absolvido. Questionado sobre o que lhe faz ter tanta certeza, Borges não se fez de rogado:O entendimento que a base aliada [do governo] fez conosco [PMDB]. Se tivermos problema hoje, eles terão amanhã. Pois é!
Como se diz popularmente, rei morto, rei posto. No dia 12 será eleito o sucessor de Calheiros no cargo. Corre a boca pequena, a notícia de que o Palácio do Planalto ficaria feliz se José Sarney voltasse a ocupar a presidência da Câmara alta. Com a resistência desse já sacramentada, Lula se contentará se o PMDB escolher Garibaldi Alves (RN). Porém tudo tem seu preço: Garibaldi tem que se comprometer a não criar problemas para o governo na sua cruzada pela aprovação da CPMF.

Nenhum comentário: