Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de abril de 2010

O rolo do Durval

 Estamos vivenciando a semana santa. Porém um fato político e profano ocorrido em Brasília, teve o destaque que, nesse período, é oferecido às celebrações religiosas. Foi o depoimento dado pelo ex-policial Durval Barbosa na CPI da Corrupção  da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

Ele é o estopim do Mensalão do DEM. Este é o  nome pelo qual ficou conhecido o triste episódio de corrupção envolvendo autoridades dos poderes executivo e legislativo. Entre eles, o ex-governador José Roberto Arruda, o ex-vice Paulo Octávio e o ex-deputado Leonardo Prudente, que até o surgimento do escândalo era o presidente da CLDF. Que vergonha!!!

Barbosa foi depor mas decidiu não falar além do que já tinha dito às autoridades. Argumentou que preferia calar para não atrapalhar as investigações policiais. De sua colaboração nasceu a operação Caixa de Pandora, tão amada pelas pessoas que desejam uma política transparente e séria no DF. Alguns membros da CLDF não aceitaram sua argumentação. Tentaram fazer ele parecer um sujeito sem escrúpulos e mentiroso. Não deveriam ter feito isso.

Em resposta às hostilidades de alguns deputados, Barbosa disse um frase enigmática. "Se eu contrariei algum interesse, eu não tenho culpa. O rolo compressor vem aí, nem começou. Que tiver a sua culpa que assuma. Infelizmente é assim". Diversos comentaristas entenderam que a frase proferida é, na verdade, um recado que Durval enviou para as pessoas que, de alguma forma, querem surpreendê-lo ou ameaçar-lhe a vida e a família.

Analisando o fato citado nos parágrafos anteriores, a redação do IS deseja ser solidária com as pessoas que cobram a divulgação da verdade plena sobre o nefasto escândalo do Mensalão do DEM. Nesse sentido, faz postagem de uma canção do compositor paulista Gulherme Arantes. Ele gravou a canção em 1983 quando a maioria dos membros da redação do IS ainda não tinha atingido a pré-adolescência. A canção não é nova. Todavia seu conteúdo adquiriu tons de atualidade no DF.

Feliz páscoa!!!

Guilherme Arantes- Rolo compressor










Nenhum comentário: