Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Notícia do Ernesto


A Sociedade Amigos de Brasília (SAB), entidade geradora deste Informativo, se une aos demais segumentos da sociedade do Distrito Federal (DF) para expressar seu pesar pelo falecimento do pioneiro Ernesto Silva (registrado aqui na foto de Iano Andrade/CB/D.A Press). O médico carioca faleceu às 13:15 de ontem (03/02), devido disfunção múltipla de órgãos e sistemas, no Hospital Brasília, onde estava internado.

Nascido em 17 de setembro de 1914, no bairro de Vila Isabel, assim como Noel Rosa, este homem de origem humilde, Ernesto queria ser médico. As condições não permitiram que realizasse seu ideal. Entrou para o exército, estudou veterinária. Posteriormente, já com alguma estabilidade financeira, pode realizar seu sonho, especlizando-se como médico-pediatra. Foi para a reserva com a patente de coronel.

Silva fez parte da equipe que Jusclino Kubitschek montou para dirigir os trabalhos de construção de Brasília. Chegou aqui em 1955, três anos antes de JK. Ocupou cargos importantes como secretário da Comissão de Localização da Nova Capital do Brasil (1953-55); presidente da Comissão de Planejamento da Construção e da Mudança da Capital Federal (1956), diretor da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap, 1956-61) e conselheiro da Fundação Educacional e da Fundação Hospitalar do DF (1960-61).

Ernesto Silva nunca aceitou que o termo brasiliense designasse as pessoas nascidas no DF. Amava o termo candango. Foi um homem profundamente identificado com as as pessoas e as coisas deste lugar. O mais pioneiro dos pioneiros, faleceu aos 95 anos de idade, no ano em Brasília completará 50 anos. Em sinal de respeito (artigo que anda em falta na política distrital), o governo do DF decretou três dias de luto. A SAB entristecida e, ao mesmo tempo, comovida só tem a registrar:
Obrigado por tudo Dr. Ernesto! Valeu mesmo!!!

Nenhum comentário: