Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de março de 2010

Na biblioteca da eternidade

O IS registra o falecimento do empresário e bibliófilo José Mindlin (foto). O fato aconteceu ontem (28/02).  
Ele tinha 95 anos e era um dos maiores colecionadores de livros do Brasil. O hospital Albert Einstein, onde ele estava internado há um mês para cuirar de pneumonia, informou que sua morte foi decorrente de falência múltipla dos órgãos. Após velório realizado no próprio hospitalO, seu corpo foi enterrado no Cemitério Israelita da Vila Mariana .

Filho de pais judeus russos, Midlin nasceu em São Paulo, em 08/09/14. Estudou Direito na USP. Trabalhou como advogado até o momento  em que fundou a empresa Metal Leve, do setor de peças para automóveis. Sendo seu diretor por 46 anos. Em 1996, a Metal Leve passou para o controle da multinacional alemã Mahle.

Sua paixão pelos livros foi o motivo para fundar, em São Paulo, a livraria Parthenon, em São Paulo, especializada em livros raros. Assim foi o começo de suas andanças para conseguir obras raras para sua biblioteca particular. Nela havia mais de 45 mil volumes, colecionados desde os anos 30. Entre os tesouros de sua biblioteca podem ser citadas raridades, como a primeira edição de Grande Sertão: Veredas de João Guimarães Rosa. No ano de 2009,  Midlin doou sua biblioteca para a Universidade de São Paulo (USP). 

Sobre o professor Midlin é importante citar que, como secretário de cultura do estado de São Paulo (1974-1978), mostrou firmeza e dignidade. Pressionado para demitir o jornalista Vladimir Herzog, da direçãod e jornalista da estatal Tv Cultura, ignorou as ameaças e prestigiou Herzog no cargo. No ano seguinte, Vlado foi detido pelas autoridades policias e assinado pelas autoridades policiais. Contra ele pesavam acusações de ser membro do Partido Comunista Brasileiro (PCB).

Descanse em paz José Midlin!


Nenhum comentário: