Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de março de 2010

Prisão de cineasta em Teerã

O IS reproduz denúncia feita pelo site UOL (www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u701078.shtml), às 11:15, de hoje. A denúncia faz referência à prisão do cineasta iraniano Jafar Panahi (foto). Motivo: o fato de Panahi ter se colocado ao lado das pessoas que protestaram contra as eleições fraudadas que mantiveram o presidente Ahmadinejad no poder.

A Sociedade Amigos de Brasília (SAB) condena veermentemente a tomada de atitudes que possam causar prejuízos à democracia em qualquer lugar ou situação. Ao mesmo tempo, espera que prevalença o bom senso e se une às pessoas que pedem a imediata liberdade de Panahi.

Segue o texto na íntegra.

02/03/2010 - 11h15

Site denuncia prisão de cineasta iraniano premiado em Veneza


da Efe, em Teerã

O cineasta iraniano Jafar Panahi, 49, ganhador da Palma de Ouro em Veneza e um dos artistas do Irã que tinham manifestado seu apoio à oposição reformista, foi detido na noite de ontem. 

Segundo o site Kalame.org, afim ao líder opositor Mir Hussein Moussavi, vários policiais à paisana invadiram a casa do cineasta e o detiveram junto com a mulher, Mahnaz Mohamadi, a filha do casal e outras 15 pessoas que estavam na casa da família.

Além de revistarem todo o imóvel, os policiais apreenderam um computador e outros pertences. Segundo um dos filhos de Panahi, o cineasta foi levado para um lugar desconhecido.

A informação não foi confirmada nem desmentida pelas autoridades. Tampouco a imprensa estatal noticiou a detenção. 

Panahi, que havia expressado seu apoio público a Moussavi durante as polêmicas eleições de 12 de junho do ano passado, tinha sido convidado para participar do Festival de Berlim deste ano, mas não pôde comparece porque as autoridades iranianas não autorizaram sua viagem. 

Ganhador da Palma de Ouro do Festival de Veneza em 2000, pelo filme "O Círculo", Panahi é considerado um dos mais reconhecidos e importantes cineastas do Irã.

O diretor já tinha sido detido no ano passado, depois de assistir ao funeral de Neda Agha Sultan, uma jovem assassinada enquanto participava com o pai de um protesto pós-eleitoral.


Nenhum comentário: