Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

O mundo de Belmonte


Sem dúvida, o diretor José Eduardo Belmonte teve motivos para dormir feliz na noite de ontem, após a exibição de seu filme de longa metragem Meu mundo em perigo. O filme do diretor paulista radicado no Distrito Federal, é ambientado na capital paulista e conta a dificuldade do fotógrafo Elias (Eucir de Souza) para reestruturar sua vida após perder a guarda do filho para a ex-esposa e, acidentalmente, atropelar e matar um idoso bêbado numa rua mal iluminada.
Neste caminho de desespero o encontro com Isis (Rosanne Mulholland), uma moça que finge ser muda, lhe ajudará a suportar o inferno em que vive. De certa forma, ela faz Elias perceber que ele não é a única pessoa a sofrer uma grande dor. Porém, a superação não é completa. Procurando pelo fotógrafo está Fito (Milhem Cortaz), o filho do idoso atropelado por Elias, e que deseja vingar a morte do pai
Além do roteiro bem construído, o filme de Belmonte apresenta uma fotografia nervosa, que valoriza os movimentos densos, às vezes, bruscos ou muito lentos. Outro ponto positivo é a trilha sonora que faz uma mistura muito saudável do tropicalismo de Caetano Velso e Tom Zé com os sons baseados nos pontos de macumba e na tradição da capoeira. Por estas e outras, além dos aplausos calorosos, Meu mundo em perigo já pode ser citado como forte candidato aos prêmios mais importantes do festival.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Sérgio e Aroldo,
Esse foi meu filme prediléto do festival! Venho aqui também parabenizar pelo blog com a cobertura dos longas do festival e como característica da SAB, claro, bem informado sobre eventos culturais da cidade!

beijos,
Adriana Cabral.

Harold disse...

Oi Adriana!
Agradecemos de coração as suas palavras. O filme que você gostou é muito legal.
Valeu o seu recado.