Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de junho de 2010

SAB na Copa: Recordar é viver

A partir do dia 11, a principal manchete dos noticiários da imprensa mundial,  certamente, virá da África do Sul. Será um momento histórico, a realização da primeira Copa do Mundo de Futebol no continente africano. Há um misto de expectativa e de alegria no ar.

Para esta edição da Copa, os favoritos são os de sempre. Além da campeã da Copa de 2006, a Itália, estão o Brasil, a Alemanha, a Argentina, a França. Enfim a turma de sempre. Enquanto a tão falada bola Jabulani não rola nos gramados da terra de Mandela, vamos fazer um pouco de recordação.

Você lembra da decisão da Copa da Alemanha? Foi uma decisão surpreendente. O mundo esperava que os brasileiros decidissem o título contra os donos da casa. Só não combinaram isso com a França e a Itália. As duas seleções despacharam os super-favoritos e fizeram o jogo final no estádio olímpico de Berlim.

O jogo começou e logo o marcador foi movimentado. Passados sete minutos de partida, derrubaram, Malouda na área. O juíz marcou penâlti. Zidane bateu e fez o gol. França na frente. Mas a Itália não se acovardou. Foi ao ataque e, aos 19, empatou. Materazzi subiu na área e ganhou a disputa com os defensores gauleses. 

O segundo tempo começou. Sem muita novidade. O jogo era muito igual. Apesar dos esforços das duas  seleções, nada de grandes jogadas. A Itália teve um gol anulado. Mas foi só. Nenhum grande fato que justifique citação. A prorrogação estava a caminho.


Curioso é que os autores dos dois gols nos 90 minutos, foram protagonistas da prorrogação. Mas não foi por causa de novos gols nem por alguma brilhante jogada futebolística.

De repente, Materazzi fez provocações para o craque Zidane, que fazi sua partida de despedida. O francês caiu na onda do zagueiro italiano. Uma caberça foi o suficiente para que o principal jogador francês recebesse o cartão vermelho.

O jogo acabou 1x1. Então vieram os momentos das penalidades. A Itália bateu com competência e mereceu o título. Assim o mundo conheceu uma nova seleção tetra-campeã.

Seguem os principais lances momentos daquela partida.

Itália x França

 

Nenhum comentário: