Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de julho de 2010

SAB na copa: A grande final

Orgulhosamente, reproduzo texto escrito por Tostão. Considero este herói do tri-campeonato no México um dos melhores, talvez o melhor, comentarista de futebol deste país.

O texto foi publicado nos principais jornais do Brasil. Vale a pena ler e comentar o pensamento do craque.

Aroldo José Marinho

A grande final

Vou torcer para a Espanha. Se ganhar, será a vitória do time que joga bem, diferente e que dá espetáculo. Antes da Copa, todos os que elogiavam a Holanda e a Espanha não acreditavam que as duas seleções pudessem ser campeãs.

Holanda e Espanha têm tudo a ver. As duas seleções têm tradição de jogar bonito, e vários jogadores e técnicos holandeses trabalharam na Espanha. Cruyff é o maior exemplo dessa relação. Ele jogou nos dois países, além de ter sido técnico do Barcelona. Os estilos bonitos da Espanha e do Barcelona estão presentes nos conceitos e lições de Cruyff.

Após a vitória sobre o Uruguai, os holandeses tiveram mais um dia de folga e se encontraram com suas companheiras, filhos e amigos. Como se vê, não há uma única maneira de formar um grupo unido e guerreiro. Pode ser do jeito holandês ou do jeito de Dunga e Jorginho, com suas igrejinhas de jogadores bem comportados.

A Espanha, assim como o Barcelona, por marcar por pressão, valorizar a posse de bola e pela troca de passes, tem um estilo diferente de todas as outras equipes. É preciso separar a troca de passes rápidas, precisas, para frente, da Espanha e do Barcelona, com o objetivo de chegar ao gol, dos passes curtos, para o lado, lentos, das outras seleções. Jogando assim, a Espanha ganhou a última Eurocopa e chegou a ficar 52 jogos sem perder. A Espanha nunca teve um time tão bom quanto o atual.

O técnico Vicente Del Bosque, que substituiu a Luis Aragonéz, após a Eurocopa, mudou o time ao colocar mais um volante, adiantar Xavi e escalar apenas um atacante. O time ficou menos ofensivo e com mais segurança na defesa. Prefiro a maneira anterior.

O centroavante Fernando Torres foi substituído também por motivos técnicos. Todos os jogadores da Seleção Inglesa e todos os outros que jogam na Inglaterra, como Fernando Torres, não foram bem na Copa.

Vou torcer para a Espanha. Se a Espanha ganhar o título, será ótimo para o futebol. Será a vitória do time que joga bem, diferente e que dá espetáculo.

Se isso acontecer, espero que influencie os técnicos brasileiros, que não estão nem aí para a qualidade do jogo. Só pensam em vencer. Eles não gostam de futebol. Gostam de ganhar. O futebol brasileiro precisa, dentro e fora de campo, de pessoas que gostam de futebol, e não apenas de vencer e de fazer bons negócios.



 


Nenhum comentário: