Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Sessão Momento Musical

Hoje se comemora algo muito especial. É o dia mundial do ROCK. Isso mesmo, o ritmo mais frenético e delicioso da face da terra tem a sua data de comemoração. Mas nem sempre foi assim. O que aconteceu para que este som, que, nos anos 50, foi chamado de música para deliqüentes e desiquilibrados, conseguisse um status tão responsável?

Para responder esta pergunta, é preciso contar uma história, voltar no tempo, ao ano de 1984. Naquele período, o músico Bob Geldof, líder da banda irlandesa Boomtown Rats, assistiu uma reportagem na televisão sobre a fome na Etiópia. Chocado com o que viu, decidiu fazer alguma coisa para amenizar o sofrimento das pessoas frageladas naquele país africano.

Com o auxílio do amigo Midge Ure, da banda Ultravox, compôs a música Do they know it's a christmas? (www.youtube.com/watch?v=w5cX_ncZLls). O passo seguinte foi reunir um time formad por estrelaas do pop britânico como Bono e The Edge (do U2); Boy George (do Culture Club); Paul McCartney, DuranDuran, entre outros.

A canção foi lançada antes do natal e creditada à Band Aid. Vendeu milhões de libras. Entrou para a história como o single mais vendido do Reino Unido em todos os tempos. E gerou filhote no outro lado do Atlântico. No início de 1985, Lionel Richie e Michael Jackson escreveram We are the world (www.youtube.com/watch?v=k2W4-0qUdHY) e, sob a alcunha de USA for Africa,  juntaram a nata do pop norte-americano. Assim como Geldof e demais colegas britânicos, viram a canção ganhar altos postos nas paradas de sucesso do planeta.

O passo seguinte de Bob foi organizar dois mega-concertos (chamados LIVE AID), um em Londres, outro na Filadélfia. Com o objetivo de arrecadar fundos para enviar às vítimas da fome, ele conseguiu reunir grandes personalidades do rock numa mostra de como é eficaz a solidariedade roqueira. Tudo isso aconteceu num sábado, dia 13 de julho de 1985. 

Entre os músicos participantes são citados: U2, Mick Jagger, Bob Dylan, Tina Turner, Phil Collins, Boomtown Rats, Queen, Black Sabbath, David Bowie, Madonna, The Who, Dire Straits, BB KIng e assim por diante. Até um milagre ocorreu: em nome da solidariedade, os integrantes do Led Zeppelin tocaram novamente (www.youtube.com/watch?v=h1vbT6lUkfI). A banda não se reunia desde 1980, quando foi anunciado o falecimento do baterista John Bonham.

Geldof teve seu empenho reconhecimento. Seu nome foi indicado para o Nobel da paz de 1985. Foi condecorado pela rainha Elizabeth II com o t'itulo de cavalheiro. 

Agora os leitores e as leitoras do IS sabem porque hoje se comemora o Dia Mundial do Rock.

Longa vida ao Rock 'n' roll!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 Aroldo José Marinho

  

Led Zeppelin- Rock'n'roll

 


Nenhum comentário: